Brigadeiro, cocada, doce de leite... O brasileiro adora um docinho, né? Segundo o Ministério da Saúde, o brasileiro consome 80 gramas de açúcar por dia, o que equivale a 18 colheres de chá.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda como consumo diário até 25 gramas, e ele não deve ultrapassar mais que 10% da ingestão diária de calorias.
O consumo excessivo de açúcar ao longo do tempo pode levar a vários problemas de saúde como aumento de peso, diabetes tipo 2 e cárie dentária. "Além disso, já se sabe dos efeitos deletérios do açúcar para saúde cerebral e mental, pois ele atua na hiperestimulação e gera mais vontade de comer doces", comenta a nutricionista Paola Cariello. Precisando ingerir menos açúcar no dia a dia? Confira dicas de como diminuir consumo de açúcar:
Leia os rótulos dos produtos industrializados
É importante saber identificar o açúcar contido nos alimentos industrializados, que, muitas vezes, passa despercebido pelas pessoas. O ingrediente pode ser encontrado nos rótulos com nomes diversos: açúcar invertido, frutose, glicose, maltoxe, maltodextrina e sacarose são alguns exemplos. Atenção também à ordem dos ingredientes nos rótulos: o primeiro nome é o ingrediente que está em maior quantidade no produto e assim por diante.
Beba mais água e menos bebidas adoçadas
É fã de suco ou refrigerante no dia a dia? Pois saiba que eles podem estar repletos de açúcar. A quantidade de água para cada pessoa costuma variar, mas você pode tentar começar com 2 litros por dia. A nutricionista Paola Cariello também sugere chás que atuam no controle da glicose e insulina sanguínea, tais como hibisco, canela, chá verde, alecrim, pata de vaca e gengibre.
Tenha uma alimentação mais variada
"Alimentação variada, com bom consumo de vegetais, fibras, gorduras boas e quantidade ajustada de proteínas e frutas, também vão trazer mais saciedade e nutrição, controlando a vontade de açúcar", afirma a nutricionista.
Não elimine todo o açúcar de uma só vez
"A partir de segunda, vou parar de comer doces." Quem nunca ouviu isso ou mesmo não prometeu a si mesmo? Uma restrição severa pode acabar levando um comportamento alimentar compulsivo. Tente diminuir o consumo aos poucos. Uma ideia é deixar de adoçar o café: por mais que você ache difícil no começo, vai se acostumar com o sabor real do café.
Pense por que você ingere tanto açúcar
Ok, sabemos que um brigadeiro, bolo e sorvete são deliciosos, mas será que você não está comendo por hábito ou para se recompensar? Se você sente que seu consumo de açúcar está for a do seu controle, procure ajuda profissional, como um psicólogo ou nutricionista comportamental.
Suplementação pode ajudar
"O picolinato de cromo, magnésio, 5htp e gymnema sylvestre são alguns fitoterápicos e nutrientes que atuam na vontade de açúcar, mas lembrando que precisam de ajustes individuais, de acordo com sua necessidade", afirma Paola.


0 Comentários